home

apresentação

notícias

registo

links

contactos


  • Apresentação
  • Características
    Especificações
    Comercialização
    Área geografica
    Operadores autorizados
    Agrup. Produtores
    Material de promoção
    Apresentação

    Tipo

    Indicação Geográfica Protegida

    Espécie/Variedade

    Fruto proveniente de diversas variedades de macieira (Malus domestica Borkh), Golden, Gala, Red Delicious, Starking, Jonagold, Granny Smith, Jonared e Reinetas.

    Historial

    Perde-se no tempo a tradição frutícola da Região da Beira Alta. Inicialmente as macieiras eram exploradas apenas para consumo próprio das famílias da região, sendo o pouco remanescente vendido nas feiras e mercados locais.

    Eram cultivadas na bordadura dos campos, com árvores de grande porte e de difícil maneio Só a partir da década de sessenta do século passado, com a instalação de pomares contínuos e a introdução de variedades seleccionadas é que esta maçã passou a ser conhecida e apreciada fora desta região.

    Fotografias (apresentação)



    Receitas


    Tarte de Maçã
    Ingredientes: 5 maçãs; Canela; Sumo de limão; 5 colheres (sopa) de açúcar; Para a massa: 1 chávena de farinha; 1/2 chávena de açúcar; 1/2 chávena de nozes picadas; 120 g de manteiga; Canela

    Preparação: Para dentro de uma tigela, corta-se as maçãs às rodelas finas, rega-se com sumo de limão para não escurecer e polvilha-se com canela. Confecção da massa: amassa-se todos os ingredientes com as mãos, não sendo preciso amassar muito.
    De seguida põe-se as maçãs, às camadas, na tarteira, seguidas da massa. Polvilha-se com mais um pouco de canela e vai ao forno, durante cerca de 40 minutos.


    © Copyright 2007 Cothn / Todos os direitos reservadostecnologia ínCentea