home

apresentação

notícias

registo

links

contactos


  • Apresentação
  • Características
    Especificações
    Comercialização
    Área geografica
    Operadores autorizados
    Agrup. Produtores
    Material de promoção
    Apresentação

    Tipo

    Denominação de Origem Protegida

    Espécie/Variedade

    Variedade de Pyrus communis L. apelidada de Pêra Rocha

    Historial

    A variedade de Pyrus communis L. apelidada de Pêra Rocha tem a sua origem, segundo Matta, numa árvore obtida por semente ocasional, há cerca de 157 anos, na "fazenda do Rocha" em Sintra.

    Era de tal modo gabada pela delícia dos seus frutos que foi a partir de garfos dessa árvore que a variedade se espalhou. Também o mesmo autor, em comunicação apresentada no 2º Congresso Nacional de Pomologia diz "... constando-me que na Ribeira de Sintra várias pessoas afirmavam conhecer a pereira "Rocha" ali me dirigi ... encontrava-me em presença duma árvore cuja robustez era digna de atenção e cuja idade, reparei, quer pelo aspecto, quer por informação de pessoas não seria inferior a 90 anos ..."

    No Arquivo dos Trabalhos deste Congresso, editado em 1932, a pêra Rocha figura no inventário das variedades concorrentes às três exposições de 1925, com o nº de ordem 5 e 16.

    Fotografias (apresentação)



    Receitas


    Pêra com avelãs

    Pêra com avelãs

    Ingredientes: 30 g de miolo de avelã; 4 colheres de sopa de açúcar mascavado; 15 g de manteiga sem sal; 4 pêras grandes e maduras; ½ limão; 1 colher de sopa de sumo fresco de limão.

     

    Modo de Confecção: Aqueça o forno a 190º C (ou marca 5). Espalhe as avelãs num tabuleiro de ir ao forno. Leve-as a tostar durante cerca de 10 minutos. Experimente esfregar uma avelã numa toalha para ver se está pronta (se estiver, a pele que a envolve sai com facilidade). Se não estiver, volte a meter no forno durante mais 2 minutos. Quando estiverem prontas, meta-as numa toalha e esfregue-as para retirar a pele. Deixe arrefecer à temperatura ambiente. Ponha as avelãs, o açúcar e a manteiga num processador ou misturador e moa e misture até que as avelãs estejam grosseiramente moídas. Reserve a mistura. Descasque as pêras e corte-as ao alto. Retire os centros e esfregue-as com o ½ limão para evitar que fiquem descoloridas. Disponha as metades de pêra num prato de ir ao forno. Humedeça as pêras com o sumo de limão e polvilhe, por cima, com a mistura de avelãs. Leve ao forno até que a cobertura fique dourada e forme bolhinhas (cerca de 2 minutos).

     




    © Copyright 2007 Cothn / Todos os direitos reservadostecnologia ínCentea