home

apresentação

notícias

registo

links

contactos
notícias
 
Projecto da ARS Alentejo "transforma" maçãs em chocolates para prevenir a obesidade
2008-06-02


Uma maçã pode ser tão ou mais apelativa que um chocolate quando apresentada num papel brilhante ou com decoração semelhante à dos bolos, realçou a presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, entidade premiada por um projecto de combate à obesidade.

Receber o prémio Hospital do Futuro na categoria “Prevenção da Obesidade” pelo projecto “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia”, Rosa Matos defendeu ainda que os habituais sacos de doces distribuídos nas festas de aniversário infantis passem a incluir, por exemplo, saladas de fruta.


Estes e outros conselhos têm sido transmitidos às crianças e pais que têm integrado o projecto desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Évora e com a Direcção Regional de Educação do Alentejo.

 
Desde Outubro do ano passado, mais de 300 crianças já visitaram o mercado e aprenderam “onde e como cresce uma alface e provaram fruta tropical”, relatou Rosa Matos. “Pretende-se dizer às crianças como devem comer e deixar que experimentem sabores”, acrescentou a mesma responsável, adiantando que nesta iniciativa as crianças também acabam por educar os pais. E um dos conselhos transmitidos é “não desistir quando as crianças dizem que não gostam, porque muitas vezes nem experimentaram comer”.
O projecto “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia” incentiva ao consumo de frutos e/ou produtos hortícolas pelo menos cinco vezes ao dia e transmite conceitos de higiene e segurança alimentar, de forma a enraizar boas práticas alimentares


© Copyright 2007 Cothn / Todos os direitos reservadostecnologia ínCentea